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Programa de fidelidade no food service: como levar para o seu negócio?

05 de Dezembro de 2019

O mercado se encontra cada dia mais acirrado, e por isso, é fundamental buscar opções que façam você se destacar entre a concorrência.

Mais do que isso, também é preciso buscar novos clientes, para que se mantenha sempre renovado o público que leva sua marca adiante.

Porém, não podemos nos esquecer de forma alguma de valorizar, da maneira como merecem, aqueles clientes mais antigos e fiéis. Na verdade, esse é o ideal que toda marca deveria buscar: fidelizar seu público.

No entanto, como fazer que as pessoas sejam suas parceiras nessa empreitada, sem sucumbir às tentações que outras concorrentes podem oferecer?

Uma estratégia que tem gerado muito sucesso, especialmente no ramo alimentício, são os programas de fidelização.

Quer compreender como funciona um programa de fidelidade no food service e o quão poderoso ele pode ser? Vem com a gente!

 

Por que ter um programa de fidelidade no food service é importante?

Um programa de fidelidade basicamente funciona recompensando o cliente por escolher e se utilizar de determinada marca/produto em detrimento dos demais.

Existem diversos exemplos dessa prática que tem se popularizado entre os consumidores brasileiros. Desde o oferecimento de vantagens exclusivas aos clientes fiéis, até práticas como o cashback - que é a devolução de parte do dinheiro gasto em determinado produto, serviço ou estabelecimento.

E vale dizer que os brasileiros têm aderido cada vez mais a essa prática. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), a emissão e o resgate de pontos/milhas vem crescendo na casa dos dois dígitos.

É importante dizer que esse tipo de programa faz com que os clientes se sintam mais satisfeitos com a marca. Assim, é uma consequência natural que eles procurem se engajar mais - seja consumindo, indicando, recomendando o bem/serviço que consumiu.

Essa satisfação contribui para que haja fidelização, e especialmente no ramo de food service, pode fazer toda a diferença.

Isso porque, em tempos de estagnação econômica, manter e tornar fiéis os clientes que você já tem é a melhor das ferramentas para manter sua empresa saudável financeiramente.

Porém, fica aqui a grande pergunta: como fidelizar os clientes?

 

Fidelização de clientes: sucesso para o seu negócio

Para que um programa de fidelidade no food service consiga atingir seus objetivos principais, é fundamental que ele ofereça ao cliente algo que se encaixa e seu perfil e que também tenha valor para ele.

Vale também usar da criatividade e surpreender seus clientes. Ou seja, fugir das ideias mais clichés, como cartõezinhos ou cartelas com selos atrai atenção do público e deixa claro que você procurou demonstrar interesse por ele.

Por isso, é importante ressaltar as qualidades e características do seu estabelecimento, que o fazem único, e permitir que o cliente possa ser satisfeito com elas.

Especialmente se estivermos falando do ramo alimentício, se diferenciar e se destacar da concorrência é mais do que necessário.

Aqui, valem aspectos como a decoração do local, o atendimento personalizado, e até mesmo pratos ou ingredientes únicos e exclusivos.

Saber mapear bem o perfil dos clientes ajuda muito. Assim, você conseguirá encontrar pontos que mexem com a emoção deles - e mexer com a emoção, com certeza, cria laços afetivos que são imprescindíveis para a fidelização.

 

Partindo para a prática

Poder contar com a grande força que as redes sociais têm é uma vantagem e tanto nesse sentido. Assim, procure estreitar seu relacionamento com seus clientes por meio do Facebook, Instagram e demais ferramentas que julgar necessárias.

Claro, saiba qual tipo de conteúdo deve ser produzido para atingir o público correto dentro de cada uma dessas plataformas.

Por exemplo: se o seu estabelecimento conta com as cebolas Big Onion em seu cardápio, talvez seja interessante contar aos clientes um pouco sobre os diferenciais dela. O que a faz tão especial, única e saborosa?

Criar histórias e posts envolventes, e interativos sobre seus produtos e serviços vai instigar a curiosidade e o paladar do público.

Mas não deixe que a interação fique apenas no campo virtual - envolva o cliente de verdade.

Porque não apresentar sua cozinha para o público? Não entregue seus segredos de mãos beijadas, mas instigue-os: mostre a qualidade dos ingredientes, os processos de limpeza e preparo.

No caso das cebolas Big Onion, por que não apresentar a forma como elas são cortadas? Aproveite para explicar, inclusive, o quão importante esse processo é para que as cebolas sejam tão especiais.

 

Ao fim, podemos concluir que assim que tiver em mãos um perfil detalhado de seu público, sabendo o que ele deseja e espera de você, se tornará mais fácil oferecer essa experiência à sua clientela.

Dessa forma, o processo de fidelização tende a ocorrer de maneira mais natural - no primeiro instante, o interesse por algo diferente; no segundo momento, a certeza de que que essa é a realidade em seu estabelecimento. Aqui, nasce um vínculo muito forte.

E esses vínculos tendem a se transformar em números muito interessantes para você e seu estabelecimento.

E aí, o que achou deste conteúdo: interessante? Tem algo para nos contar? Fique a vontade para entrar em contato conosco!

Inclusive para saber mais sobre a Big Onion e levá-la para o seu estabelecimento - mais uma mãozinha para ele bombar!

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