Há pouco tempo, demos algumas dicas aqui no blog, para se destacar no mercado gastronômico, lembram? Pois bem, o assunto que trataremos hoje, tem tudo a ver com isso, pois o Know How, nada mais é, do que uma estratégia (fundamental, diga-se de passagem) para se destacar nesse mercado.
Certo, então vamos entender um pouco mais sobre esse assunto? Comecemos pelo básico:
Termo em inglês que significado “saber como”, trata-se de ter conhecimento sobre determinados procedimentos, técnicas, processos, etc. Fundamental para as empresas dos mais diversos segmentos, pois permite seguir um padrão de qualidade.
Por meio do Know How, transfere-se o conhecimento e a maneira como devem ser executadas as atividades. Garante-se, assim, que toda a equipe irá desenvolver suas funções seguindo um mesmo caminho, portanto, alcançando resultados iguais, ou ao menos, semelhantes.
Aplicando o Know How ao segmento gastronômico, garantimos, por exemplo, que as receitas tenham sempre o mesmo sabor, mesma apresentação, mesmo tempo de preparo, etc.
Pegando o exemplo do preparo de receitas, já podemos perceber o quão importante é o Know How, não é mesmo?
Imagine você recebendo um convite de amigos bar ir a determinado restaurante, seus amigos dizem que você precisa experimentar um prato que é especialidade desse estabelecimento, tem um sabor realmente delicioso. Cria-se então uma expectativa, certo?
Pois bem, você chega ao restaurante, experimenta o prato, e não é nada daquilo. Os seus amigos até comentam que realmente não está bom, como estava na experiência anterior. Tem-se nesse caso um exemplo onde o estabelecimento poderia ter ganhado um cliente, mas perdeu um grupo de pessoas devido à falta de Know How de seus cozinheiros.
Situações como essa podem acontecer também pela falta de padrão no atendimento aos clientes, demora para chegar os pedidos, dificuldades para pagar a conta, e por aí vai. Por esse motivo é ESSENCIAL, que toda a equipe esteja capacitada e engajada com os objetivos e valores da organização.
Somente assim é possível estabelecer uma identidade positiva e padronizada frente ao consumidor.
Certo, agora já entendemos o que é Know How e qual a sua importância (neste caso, em especial no segmento gastronômico). A questão neste momento é: Como transmitir o Know How para a equipe? Como capacitá-los e garantir o bom funcionamento em todos os setores da empresa?
A resposta é simples e objetiva: Invista na sua equipe.
Invista tempo, invista dinheiro, invista paciência, invista, invista e invista!
Somente uma equipe bem treinada é capaz de entender o que é necessário entregar, como entregar e quando entregar. Portanto, invista em treinamentos internos e também externos. Disponha de recursos para possibilitar que sua equipe faça cursos e especializações em suas respectivas áreas. Dessa forma, além de incentivá-los a darem o seu melhor, também é uma forma de capacitá-los e mantê-los atualizados. Todo o aprendizado que o seu time ganha, será utilizado para implantar melhorias em seu negócio, ou seja, todos saem ganhando.
O Know How não trata-se simplesmente de ensinar como determinado fluxo de atividades deve ser executado, trata-se de realmente capacitar os profissionais para entregar o melhor de si, engaja-los naquilo que o seu negócio quer comunicar aos seus clientes, e mais do que isso, ter um time comprometido e que se sente parte de um todo.
Num contexto concorrido e com o “boom” de informações que temos hoje, não basta ser bom no que você faz, é necessário ser o melhor.
Ficou com alguma dúvida sobre Know How? Compartilhe conosco, deixe o seu comentário!
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