A Black Friday é uma das mais aguardadas datas do ano comercial - seja por parte dos comerciantes, ou pelos consumidores.
Embora a sexta-feira em que se comemora a data seja o dia com maior volume de vendas, é importante notar que toda a semana que rodeia a data acaba vendo um aumento no número de vendas.
Isso acontece porque muitas empresas se aproveitam do quanto esse dia específico mexe com as pessoas e estendem suas promoções por dias, ou até semanas.
E este é um evento que ocorre em diversas outras datas importantes de nosso calendário, como Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das crianças e etc.
Ainda não se aproveitou dessa oportunidade? Então vem saber como aumentar as vendas em datas sazonais e impulsionar seu lucro!
O primeiro passo é se preparar antecipadamente para todas as datas que você pretende aproveitar em seu estabelecimento.
Claro, essas datas devem fazer algum sentido, e estar de alguma maneira relacionadas ao segmento em que seu empreendimento atua. Vale a pena ficar de olho nos perfis de consumidores que você tem, e buscar datas que se alinhem aos seus desejos e preferências.
Assim, as datas mais tradicionais acabam sendo sempre um sucesso. Dia das mães, Dia dos pais, Natal, são datas que sempre movimentam o comércio, e que de uma forma ou de outra, atingem a todo tipo de público.
Mas há um ponto em que você pode buscar se diferenciar: investindo em meses que, aparentemente, não têm datas especiais. Janeiro é um bom exemplo: mês em que as pessoas se preocupam em pagar contas, e o dinheiro está contado, é uma época ideal para lançar promoções, descontos e ofertas que busquem atrair essas pessoas.
Como esses eventos sazonais costumam gerar aumento na circulação de clientes, é fundamental que seus funcionários estejam preparados para lidar com esse fluxo.
Assim, além de motivados, seus colaboradores precisam estar bem treinados e capacitados para lidar com as pessoas.
Se houver a oferta de novos produtos em seu estabelecimento, como pode ser o caso da Big Onion, seus funcionários precisam conhecer aquele produto para poder passar eventuais informações aos clientes. É uma maneira de fazer propaganda para o produto que funciona muito bem - além de incrementar a confiança que seu negócio inspira nos consumidores.
Datas sazonais chama a atenção exatamente pelo apelo que apresentam, suas características. Dessa forma, é interessante que você apresente seus produtos para que estejam de acordo com a temática.
Assim, vale investir na forma como os produtos são apresentados - desde pratos especiais, com decoração relacionada ao tema da data, até embalagens diferentes.
Neste sentido, vale ressaltar que quem pretende apresentar mesas com porções atrativas, pode - e deve - investir na Big Onion. Ideal para tornar um ambiente atrativo no sentido sensorial, tanto pelas características visuais, quanto pelo próprio cheiro que chama a atenção no salão onde é servida.
Normalmente, há grande expectativa por parte dos consumidores quanto à chegada de datas sazonais. Eles querem saber quais serão as novidades que os ambientes e empreendimentos que frequentam vão oferecer. Por isso, você tem que buscar atrai para si essa atenção.
Assim, inovar é sempre necessário. Já falamos aqui em nosso blog sobre como se destacar, caso você atue dentro do segmento gastronômico.
Se aproveite da força que as Redes Sociais têm hoje em dia, e comece a fazer os seus clientes serem parte dos eventos antes mesmo deles começarem. Aproveite da interação que essas plataformas permitem, crie hashtags, faça enquetes, faça o cliente se sentir importante para você, como ele de fato é.
Promoções e sorteios também estreitam o relacionamento do cliente, e fazê-los atrelados à essas datas sazonais se tornará um momento ainda mais especial.
Um passo importante antes de abrir seu empreendimento é a escolha do local onde ele será instalado. Isso porque, além de boa localização, ele deve contar também com espaço interno adequado para atender as necessidades dos clientes - e as do proprietário também.
Assim, um bom local deve permitir que sejam feitas alterações pontuais de layout e decoração - que devem ocorrer especialmente em datas sazonais.
Construir um clima no ambiente ajuda a tornar a experiência mais imersiva para os consumidores, o que vai fazer dela ainda mais marcante. E se lembre sempre, que uma boa fidelização se dá por conta de experiências!
Então vale investir em decoração e até fantasias por parte dos funcionários. Que tal uma noite temática de Halloween com funcionários à carater, música e ambiente ligados ao tema?
Ah, e esteja sempre atento ao seu controle de estoque - de forma alguma podem faltar itens importantes nestas datas especiais, ok?
E aí, acha que consegue colocar essas dicas todas em prática para tirar o melhor proveito possível do que as datas sazonais têm a oferecer para seu negócio?
E se lembre que se você atua em bares, restaurantes ou estabelecimentos semelhantes, a Big Onion pode ser o tem que falta em seu cardápio para cativar ainda mais seu público.
Nesse caso, vem bater um papo conosco. Será um prazer consolidar essa parceria!